Mato Grosso, Quarta-Feira, 15 de Maio de 2024     
Novo Portal
<b>3º Grau Indígena</b>Unemat vai abrir turma para qualificar professores estaduais indígenas
<b>3º Grau Indígena</b>Unemat vai abrir turma para qualificar professores estaduais indígenas
02/02/2006 08:35:29
por Coordenadoria de Comunicação Social
Reitor fala aos acadêmicos do 3º Grau em Barra do Bugres
Reitor fala aos acadêmicos do 3º Grau em Barra do Bugres

Uma nova turma de professores indígenas pode ingressar ainda esse ano no Projeto do Terceiro Grau Indígena da Unemat. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (01) em Barra do Bugres durante uma reunião com os acadêmicos no campus da universidade, o reitor da Unemat, Taisir Karim, a secretária estadual de Educação, Ana Carla Muniz e o coordenador do Terceiro Grau Indígena, Elias Januário.

A abertura da terceira turma de acadêmicos indígenas será para suprir toda a demanda existente de professores índios da rede estadual de ensino sem curso superior. A secretária estadual enfatizou que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação prevê que estados e municípios qualifiquem seu quadro docente com o ensino superior. “O estado estará cumprindo com a sua obrigação e os prefeitos devem fazer o mesmo com nas escolas indígenas municipais”.

A data para a realização do vestibular para atender a demanda da rede estadual no projeto que é pioneiro no país e na América Latina ainda não tem data para acontecer visto que o convênio entre a Seduc e a Unemat precisa ser formalizado.

Durante a reunião também foi discutidos critérios para a realização do concurso público para suprir 80 vagas para professores indígenas no Estado. O reitor Taisir Karim ressaltou que a realização do concurso é a coroação do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Unemat em conjunto com os demais parceiros do projeto. “A Unemat gosta de enfrentar desafios e essa é a diferença da Universidade. O Terceiro Grau Indígena demonstra que Mato Grosso tem políticas alternativas”, afirmou.

De acordo com o reitor além da concretização de um sonho com a formatura da primeira turma de professores indígenas do país, a Unemat tem também outro sonho maior, o de ter um curso regular de graduação para índios.

O coordenador do projeto Terceiro Grau Indígena, Elias Januário, lembrou durante a reunião esse é o primeiro curso específico da América do Sul e conta com 44 povos de 37 línguas faladas. “O Terceiro Grau Indígena é motivo de honra e orgulho e um exemplo de que as parcerias dão certo”.

Elias Januário lembrou que foi a partir do projeto encampado pela Unemat que outros estados brasileiros passaram a abrir universidades indígenas. Atualmente seis universidades indígenas já estão funcionando no Brasil.

Lygia Lima - Assessoria Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24688 | Impressões: 140887
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada